sábado, 8 de setembro de 2007

Festa do PCP

A Festa do Avante, comemoração anual do Partido Comunista Português (PCP), acontece esse fim de semana. O programa cultural desta 31.ª edição traz como tema em destaque a evocação do 90.º aniversário da Revolução Socialista de Outubro.

Direto do túnel do tempo, encontrei um livro de discursos políticos do PCP com recorte de maio a novembro de 1975. No dia 26 de setembro de 75 houve uma reunião no Palácio de Cristal, no Porto, cujo discurso dizia (alguns trechos abaixo):

"Camaradas,

Os fascistas são capazes dos maiores crimes. Os fascistas são gente sem princípios, sem escrúpulos e sem coração. São bestas ferozes capazes de matar os próprios irmãos.

A política da Revolução Portuguesa não pode ser de submissão e entrega ao imperialismo estrangeiro. O novo Portugal democrático que nos estamos esforçando para construir só o poderá ser com uma firme e corajosa política de indipendência nacional.

No Norte há muitos fascistas, há fortes posições reacionárias, há zonas e localizadas onde a reação instaurou uma situação antidemocrática, em que o povo é explorado, oprimido, enganado e humilhado, coagido pelos caciques locais, seus exploradores.

Mas no Norte há também o proletariado industrial revolucionário de gloriosas tradições, há os pescadores, há a população do Porto.

O povo vencerá. Salvaguardaremos as liberdades, construiremos em Portugal um regime democrático e caminharemos para o socialismo, até pormos definitivamente fim na nossa terra à exploração do homem pelo homem.


Viva a Revolução Portuguesa!
Viva a Unidade das Forças Revolucionárias!
Viva o Partido Comunista Português!"


FONTE: Cunhal, Álvaro (1976). Documentos Políticos do Partido Comunista Português, A crise Político-Militar. Edições Avante! Lisboa.

Nenhum comentário: