quarta-feira, 26 de setembro de 2007

História do Circo no Brasil

A história do circo no Brasil não vem do parlamento nem reside no ponto da marmelada, mas remonta o século XIX com as lonas estrangeiras que fomentaram a arte. Antes disso, no entanto, grupos de saltimbancos ligados às companhias de teatro faziam apresentações em todos o país, fato que é considerado como a origem de tudo para alguns historiadores. Mas a história oficial registra o nascimento em 1828, com o português Manoel Antônio da Silva. Ele apresentou num ato só uma dança sobre um cavalo a galope, usando como local de exibição uma residência particular. No séc. XIX a primeira companhia estrangeira foi o Circo Bragassi (1830). Famílias circenses estrangeiras acabaram por incentivar a arte no Brasil. A partir da II Guerra o teatro buscou espaço no circo. Era uma oportunidade de os artistas se apresentarem usando uma montagem ágil e simples. Grande Otelo e Dercy Gonçalves foram atores que participaram do circo-teatro e fizeram sucesso com as obras "Coração materno", "O colar perdido" etc. Destacaram-se durante o século XX os palhaços Chicharrão (José Carlos Queirolo), Piolim (Abelardo Pinto), Arrelia (Waldemar Seyssel) e, o mais popular, Carequinha (George Savalla Gomes). Em 1982 foi criada a Escola Nacional de Circo. O Sindicato dos circos estimou em 2002 a existência de 400 circos no Brasil (entre pequenos e grandes).

Fonte: Dicionário Temático da Lusofonia.

Receita de marmelada

Ingredientes:
1kg de marmelo limpo
1kg de açúcar
1dl de água

Preparação: Levar os marmelos cortados em pedaços ao lume com o açúcar e a água. Deixar cozer bem. Quando tudo estiver cozido, reduzir a puré com a varinha mágica, de modo a ficar uma mistura homogénea. Deixar ferver mais um pouco até atingir o ponto de estrada. Deitar em tacinhas e deixar secar com uma tampa de papel vegetal embebida em aguardente.

6 comentários:

Anônimo disse...

Nossa, eu não sabia que a Lusofonia também abordava o tema palhaços...juro. Vc já viu algum palhaço português?? beijos

ziza disse...

Pois é, tudo que envolve o aspecto cultural dos países de língua portuguesa, é mesmo um campo muito vasto. Ainda não vi nenhum palhaço português. Bjo grande, July!!! Saudades.

Unknown disse...

Muito obrigada!
Estava procurando a história do circo no Brasil,
e o que mais me ajudou foi a tua postagem.
Agradeço muito
(:

Anônimo disse...

Suo prfessora de circo mais sou nova na area.Estou procurando novos assuntos para debater com meus alunos.Novos movimentos de contorcionismo, malabares, piramides etc.Moro na cidade de Pato branco e trabalho na Escola municipal de artes qualquer conselho que tenham pra me dar:
marysinha-dt@hotmail.com

mozíílaah ' disse...

me ajudou muito com o trabalho de
artes !
e pelo meu resumo acabei ganhando
um 10 da professora !
ela amou !

Pretinho Jones disse...

Olá,
sou arte-educador e desenvolvo a arte circensse na educação infatil e ensino fundamental. Queria saber se você poderia me auxiliar um pouco mais sobre este assunto. Pois trabalho especificmente com acrobacias, malaberes, perna de pau e clown. Você teria alguma ideia de como confeccionar bolas de malabarismo e narizes alternativos(com baixo custo ou reaproveitando)e de como trabalhar o circo numa perspectiva interdiciplinar, conciderando o referido publico e contexto?. pretinhojones@gmail.com