quinta-feira, 22 de março de 2007

Assembléia Parlamentar lusófona

Deu no Jornal Mundo Lusíada matéria da Agência Senado:

Renan Calheiros discute criação da Assembléia Parlamentar dos Países da Língua Portuguesa

Secretário-executivo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), embaixador Luís Fonseca, afirmou que o presidente Renan prometeu apoio ao projeto que prevê a criação da assembléia e informou que a proposição já está em discussão no Conselho de Ministros em Portugal. O embaixador disse ainda que um dos objetivos da CPLP é a coordenação diplomática da ação desses países na Organização das Nações Unidas (ONU).


Uma demonstração dessa coordenação diplomática é o apoio que, segundo Luís Fonseca, todos os países de língua portuguesa manifestam à reivindicação brasileira por um lugar no Conselho de Segurança da ONU. O embaixador citou também a luta dos paises membros da CPLP pelo reconhecimento na ONU do Timor Leste como país independente.
Por sua vez, o embaixador Lauro Moreira disse que o fato de quatro, de cada cinco pessoas que falam português no mundo, serem brasileiras já define o grau da responsabilidade do Brasil na CPLP.



Lauro Moreira lembrou que a CPLP começou a ser criada em 1989 pelo então presidente José Sarney com uma reunião dos chefes de Estado da Língua Portuguesa em São Luís, quando foi constituído o Instituto Internacional da Língua Portuguesa, hoje um órgão da CPLP.


2 comentários:

Anônimo disse...

já disse q n sei brincar disso... q tal pique-bandeira? :P

Anônimo disse...

Tô achando que o Brasil não quer essa responsa... beijos