terça-feira, 13 de novembro de 2007

Mercado de almas

Curriculum Vitae

Que é necessário fazer?
É necessário preencher um requerimento
E anexar um curriculum vitae.

Qualquer que seja a duração da vida
O C. V. deve ser sucinto.
Recomenda-se a concisão e uma boa seleção dos dados.
Transformar o que era paisagem em endereço.
E as vagas lembranças em datas fixas.

De todos os amores, basta o conjugal,
De todos os filhos, só os que nasceram.
Quem te conhece, não quem conheces.
Viagens, só ao exterior.
Filiações sem as razões.
Distinções sem menção ao mérito.

Escreva como se nem te conhecesses.
Como se te mantivesses sempre à distância de ti.
Silêncio total sobre cães, gatos, passarinhos,
Lembranças, amigos e sonhos.

Prêmios, mais que o valor.
Títulos, mais que a relevância.
Número dos sapatos, e não onde eles vão.
Anexar uma foto com orelhas bem visíveis.
É a forma delas que conta, e não o que elas ouvem.
E o que é que elas ouvem?
Barulho de máquinas de picar papel.

(Wislawa Szymborska, poeta polonesa, nasceu em 1923 e ganhou o prêmio Nobel de Literatura em 1996).

Retirado do blog: http://diariogauche.blogspot.com/

3 comentários:

Anônimo disse...

Gostei da poesia...beijos

Anônimo disse...

Eu devo ser louca de colocar meu interesse por gatos em CV. Mas nunca tiro de lá. Bato o pé.

ziza disse...

Valeu Ju. Mônica, uma vez fiz uma entrevista de emprego e a pessoa me questionava se eu tinha cão ou gato. Fiquei pensando, pois nunca tinham me perguntado isso. E o que me explicaram é que se vc tem gato vc tem uma personalidade mais ousada e independente. Já o cão tem um significado oposto. Bom, eu tenho uma gata, mas adoraria ter um cão. O que seria isso então, uma carente em potencial? Sou uma carente assumida! Esse poema fala da humanização e acho mesmo que é por aí. Gostei da idéia de colocar o interesse por gatos no cv. Bjos e valeu por ter passado aqui.