terça-feira, 3 de julho de 2007

Portugal na CEE

Esta semana, o primeiro-ministro português, José Sócrates, anunciou na presidência da UE para os próximos seis meses maior aproximação com Brasil e África, provavelmente lusófona. Para ilustrar o episódio a música escolhida como pano de fundo é "Quero ver Portugal na CEE", feita em 1981 pelo portuense Grupo Novo Rock (GNR), também sigla da Guarda Nacional Republicana.

O apelo do refrão "Quero ver Portugal na CEE" só foi atendido cinco anos mais tarde e será que sonharia o autor ver o país em sua terceira presidência no bloco. Como se diz por cá, Portugal está cheio de pica! (Traduzindo: com o pique total). A flor azul foi o símbolo da adesão à comunidade, o que representaria a modernidade, sendo também cor do mar, elemento crucial da identidade histórica portuguesa.


PORTUGAL NA CEE [GNR]

Na rádio, na Tv nos jornais, quem não lê
Portugal e a CEE
Quanto mais se fala, menos se vê
Eu já estou farto e quero ver

Quero ver Portugal na CEE
Quero ver Portugal na CEE

À boleia, pela rua
lá vou eu ao mercado comum
ao lá chegar, vi o bosstinha cunha
foi o que me valeu
perguntei-lhe “Qual é a tua, ó meu?”

Quero ver Portugal na CEE
Quero ver Portugal na CEE

E agora que já lá estamos
Vamos ter tudo aquilo que desejamos
Um PA p’rás vozes e uma Fender
Oh boy, é tão bom estar na CEE

Quero ver Portugal na CEE
Quero ver Portugal na CEE


(Vítor Rua, 1981)

2 comentários:

Anônimo disse...

Quem é esse bostinha que fala na musica? Muito engraçado!!

ziza disse...

Pois é, essa parte eu não entendi. Vou perguntar pra minha professora, que ficou cantando essa música na sala, e te falo. Bjos