domingo, 13 de maio de 2007

Passa o tempo, pensa o tempo

O conselho é pra quem gosta de escrever. No livro Pensatempos o moçambicano Mia Couto descreve como se mantém uma relação com o mundo que passe pela escrita literária. Ele diz que a escrita exige sempre a poesia. E a poesia é uma outra janela que se abre para estrearmos outro olhar sobre as coisas e criaturas.

"O segredo do escritor é anterior à escrita. Está na vida, na forma como ele está disponível a deixar-se tomar pelos pequenos detalhes do cotidiano".

"O conselho é: escutar. Tornarmo-nos atentos a vozes que fomos encorajados a deixar de ouvir. Tornemos essas vozes visiveis. E mantenhamos viva essa capacidade que já temos da nossa infancia de nos deslumbrarmos".

"So se escreve com intensidade se vivermos intensamente. Não se trata apenas de viver sentimentos mas de ser vivido por sentimentos" .

"Conhecermos para não sermos donos. Mas para sermos companheiros das criaturas vivas e não vivas com quem partilhamos este universo. Para escutarmos historias que nos são, em todo momento, contadas por essas criaturas".

2 comentários:

Anônimo disse...

Adorei a dica!!! Gosto muito do Mia Couto!!! beijos

Anônimo disse...

Estou tendo aulas de literatura africana e me apaixonei pela sensibilidade e pela poesia da escrita dos autores. Não sei se no Brasil dá pra encontrar os livros, mas peguei várias referências. E essa semana soube de um sebo que vou dar uma assuntada brevemente. Pena que não dá pra levar tudo na mala, acho que trouxe mais livros que roupa, mas estou usando bastante. Só fiquei triste porque tive apenas três aulas de literatura. Mas tem pós na UFF, estou pensando em fazer. Se quiser, podemos tentar juntas. Bjão!