sexta-feira, 25 de maio de 2007

Portugalidade com cevada

Muito se fala no poder das imagens e dos símbolos, mas o texto publicitário da cerveja portuguesa Sagres faz valer a força da palavra. Um verdadeiro poema sobre a portugalidade que conclama um país que precisa ser reinventado a acordar diferente. "Naquele dia acordamos diferentes".

"Eu não sou dos Açores, nem do Algarve, nem do Porto, nem de Lisboa". Quer dar ao país uma unidade e reforçar a figura do Estado. Mais do que ser lisboeta, por exemplo, é ser português. "Sou de toda parte", a língua portuguesa está em toda a parte (em todos os continentes). "Sede de descobrir um novo país". Os portugueses que descobriram meio mundo não pararam para conhecer Portugal, de verdade. "Um país que aprendeu a apoiar junto a mesma seleção" mostra o sentimento do patriotismo despertado na última Copa, o que faz da propaganda também atual, não somente presa ao passado histórico.

Apesar de não se desgrudar dos feitos (e desfeitos) dos Descobrimentos ("Um país de descobridores que já conquistaram meio mundo"), o texto fala de valores sem ser saudosista, coloca de maneira leve as idéias e toca no emocional coletivo. Parece que deu certo o anúncio produzido pela Fischer PT. De acordo com o site Central de Cervejas.Pt, no final de 2004, a Sagres tinha 34,8 de cota de mercado; um ano depois chegava aos 38,1; no final de 2006 já atingiu os 41,0% com a nova roupagem.

*** Clique e veja o anúncio!

Texto:

Naquele dia acordamos diferentes
Acordamos com sede
Sede de descobrir um novo país
O país mais antigo da Europa,
mas que nunca foi tão moderno
Um país que aprendeu a apoiar junto a mesma seleção...
e que seleção!
E as mulheres...
Nesse país surgiu a palavra mais bonita: sociedade.
Mas para se sentir quando, e se quiser
Um país de descobridores que já conquistaram meio mundo.
Por isso, eu não sou dos Açores, nem do Algarve, nem do Porto, nem de Lisboa
Sou de toda a parte, sou daqui, encontra-me em Portugal.
Encontra-te aqui.

Relacionado:
Propaganda de bebidas alcoolicas, não há muito futuro nas mídias de massa (BlueBus)

Um comentário:

Anônimo disse...

Maior gatinho o português do comercial...mas a parte das mulheres, que trash! Todo mundo peladona!! E o carinha caindo de cueca no Rio! Nada a ver...beijos