terça-feira, 28 de agosto de 2007

Português pra Caracas

Segundo estimativas oficiais, aproximadamente 700 mil portugueses estão inscritos nos consulados na Venezuela. Na verdade, a comunidade acredita que sejam 1,5 milhões, incluindo os luso-descendentes. Quase todos os dias no JN é possível encontrar uma notícia sobre o H. Chávez e, este ano, o número de sequestros de portugueses (15, sendo oito somente em agosto) teve ampla divulgação na imprensa nacional enquanto caso diplomático.

Muitos são os recortes dessa imigração: o país abriga mais de 50 grupos folclóricos portugueses, por exemplo, tendo dado origem ao "Festival de Folclore Portugués", já na década de 80. O site www.correiodevenezuela.com/, escrito em português, traz depoimentos de imigrantes que mostram os componentes dessa realidade de ir e vir que muitas vezes escapa ao livre arbítrio e vira tarefa do destino. Um dos mais emocionantes, o relato de uma senhora, conta como uma vida dificil na Madeira moveu seus pais para a AL. Seu maior desejo? Claro, voltar para sua terra.

"Não vou a Portugal há 50 anos. Não sei como estará o país, nem que terão feito. Sinto falta da liberdade de poder caminhar tranquila pelas ruas, coisa que na Venezuela não se pode fazer. Passei muitos momentos de tensão na minha vida, mas foram superados com o passar do tempo. Agora estou tranquila na minha casa e feliz por ver os meus filhos e os meus netos. Nunca me arrependi de esfregar marmitas, de limpar casas e coser roupa para outras pessoas, porque sempre fui uma mulher de trabalho. Mas já com a minha avançada idade, o único que desejo é descansar e poder ir a Portugal pela última vez".

Leia o depoimento inteiro




Nenhum comentário: