quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Pense e risque

"Um projecto levado a cabo pela Universidade de Aveiro (Pt) permite que cada pessoa possa, ao mesmo tempo, e em diferentes pontos do globo, desenhar e deixar a sua marca numa plataforma comunitária de pintura pública online". Deixe um traço em http://www.wallright.com/. Curioso.

Fonte: http://www.aeiou.pt/destaques/

Ecos do digital em LP

A peça "À procura de Shakespeare" estréia neste 1 de fevereiro. Onde? Na Internet. A idéia é muito boa, direcionada ao público lusófono. O espetáculo pode ser visto por 1Euro.

Informações na página: http://aprocuradeshakespeare.blogspot.com/.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

faz um tempo eu quis fazer uma canção pra você viver mais...
faz um tempo eu quis fazer uma canção pra você viver mais...

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

DEJENOS EN PAZ!

Uma amiga colombiana que mora aqui em Portugal me mandou este texto para divulgação. Não tem nada efetivamente a ver com Lusofonia, mas tem a ver com pessoas e isso me interessa. Então segue o desabafo que conclama para um protesto no dia 4 de fevereiro em prol da liberdade do povo colombiano. A proposta da marcha foi aderida por 150 mil pessoas através da internet e será realizada em diversos países.

TODA COLOMBIA SE CANSÓ DE TANTA MAMADERA DE GALLO, DE TANTAS MENTIRAS Y DE TANTA MALDAD

"Toda Colombia se cansó de que en los países del mundo que no saben nada de nuestro país existan JÓVENES INGENUOS que creen en la estúpida mentira, de que las FARC representa la lucha del pueblo colombiano. Toda Colombia se cansó de ver como un puñado de ASESINOS Y CRIMINALES juegan miserablemente con el dolor de los familiares de los secuestrados para exigir privilegios que no se merecen. Toda Colombia se cansó de estar arrodillada ante el terror, ante el miedo a perder la vida, la libertad y la dignidad por cuenta de estos GENOCIDAS.

POR ESO EL DIA LUNES 4 DE FEBRERO COLOMBIA ENTERA SERÁ UNA SOLA Y PACIFICA VOZ QUE MARCHARÁ PARA DECIRLE AL MUNDO DESDE LAS ENTRAÑAS DE SU ALMA Y DE SU CONCIENCIA, QUE NO QUEREMOS A LAS FARC, QUE RECHAZAMOS TAJANTEMENTE LA EXISTENCIA DE ESA GUERRILLA, Y QUE YA ES HORA DE LIBERAR A LOS SECUESTRADOS UNILATERALMENTE.

Con este grito inmenso lograremos decirle al mundo de forma contundente que las FARC son una plaga inhumana y cruel, y lograremos que algunos guerrillero que aun tengan cerebro y corazón se den cuenta del mal que están haciendo y se desmovilicen masivamente.

Todos difundan este mensaje por toda Colombia, hagan llegar este mensaje a todos sus contactos, y reguémonos como pólvora, porque seremos todos protagonistas de un momento unico en Colombia, el momento en que les diremos al mundo entero, NO MAS FARC - NO QUEREMOS MAS FARC - DEJENOS EN PAZ¡"

Autor: Hector Sandino, colombiano
Convocatória para o movimento: http://www.colombiasoyyo.org/

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

Frase do dia

"Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro."

(Clarice Lispector)

Carnevale

A relação entre África e Europa criou uma Comunidade de Lendas. Um dos exemplos foi a questão do canibalismo. Como conta o livro:

"Alguns povos africanos praticavam a ingestão ritual de carne dos seus inimigos mais respeitados. Mas isso não era exclusividade deles. Porém, a maioria dos europeus acreditava que era um hábito geral. Isto porque em 1687 Cavazzi difundiu a lenda com uma gravura que mostrava vários africanos a esquartejar membros humanos e cozinhá-los em uma grelha de ferro. Por outro lado, mais tarde, o mesmo Cavazzi descreve como os escravos tinham medo dos europeus e tinham pavor de embarcarem para o estrangeiro porque estavam convencidos de que os europeus não os queriam para trabalhar, mas para os transformar em óleo, carvão ou simplesmente comê-los". 

** A gente sabe também que os europeus usavam (outros) talheres. 

Fonte - África: Mãe Negra, Basil Davidson (1987).


Falou e disse

"O falante deve ser poliglota em sua própria língua".

(Evanildo Bechara, Colóquio Internacional da Lusofonia, Bragança, sobre as variantes da língua portuguesa)

Tive oportunidade de entrevistar o Bechara neste evento que discutiu o temor da variante brasileira da língua portuguesa se tornar independente. O debate ocorreu em outubro, em Bragança, e foi muito produtivo. Como diz o vocabulário da moda, além de grande mestre, Bechara é um fofo!

domingo, 13 de janeiro de 2008

Gafe ou ato falho?


Relembrando a gafe do primeiro-ministro José Sócrates, em 2007, conclamando o povo a batalhar por um país mais pobre! (Hã?)

"Saite" para publicar trabalhos

Dedicado à ciência e cultura, o site português Edit on Web abre espaço para publicar artigos, materiais científicos e jornalísticos. A página, que traz ainda concursos e prêmios, estimula também o chamado jornalismo cidadão e pode ser uma alternativa (é possível publicar gratuitamente em algumas seções) para quem deseja investir no mercado editorial. 

Eu vim de lá... eu vou pra lá...


Salve Dona Ivone Lara!

Links para aprimorar o Chinês e as informações sobre a China

Dicas da minha prof./laoshi da Universidade do Porto:

Sites para baixar lições para I-pod:

http://chinesepod.com/
http://www.clearchinese.com/learn-chinese/

Blog Gilberto Scofield:

http://oglobo.globo.com/blogs/gilberto/

Blog de um estudante brasileiro na China:

http://www.amantenachina.com.br/

Sites generalistas, com muita informação sobre o ensino de Chinês. Alguns ainda têm dicionário e canções chinesas:

http://www.chinese-tools.com/learn/chinese
http://www.zapchinese.com/
http://portuguese.cri.cn/

Notícias da China:

http://www.cctv.com/english/index.shtml

Vídeos:

http://br.youtube.com/watch?v=6vCdrhLIFk4
http://br.youtube.com/watch?v=15l2qwBlP-o
http://br.youtube.com/watch?v=FRrZx6CRiw0&mode=related&search=
http://www.hanyu.com.cn/En/htm_newlesson/mulu.htm

LINKS para comprar livros e manuais recomendados (onde é possível comprar também usados):



sábado, 5 de janeiro de 2008

Literatura em TV na Internet

Está no ar o site www.tvlivro.com.br, feito por uma equipe de estagiários das universidades USP, Mackenzie e Cásper Líbero, que começou o projeto em outubro. 

quinta-feira, 3 de janeiro de 2008

Ou Isto ou Aquilo

Ou se tem chuva e não se tem sol
ou se tem sol e não se tem chuva!

Ou se calça a luva e não se põe o anel,
ou se põe o anel e não se calça a luva!

Quem sobe nos ares não fica no chão,
quem fica no chão não sobe nos ares.

É uma grande pena que não se possa
estar ao mesmo tempo em dois lugares!

Ou guardo o dinheiro e não compro o doce,
ou compro o doce e gasto o dinheiro.

Ou isto ou aquilo: ou isto ou aquilo . . .
e vivo escolhendo o dia inteiro!

Não sei se brinco, não sei se estudo,
se saio correndo ou fico tranqüilo.

Mas não consegui entender ainda
qual é melhor: se é isto ou aquilo.

(Cecília Meireles)

Tão leve


Leve beijo triste, Paulo Gonzo e Lúcia Moniz.

Calendário de propostas para apoio ao Instituto Camões

"Torna-se público que, tendo como objectivo a operacionalidade dos serviços, a racionalidade na aplicação dos recursos, a objectividade da decisão e a sua comunicação em tempo útil, as propostas a apresentar ao Instituto Camões para apoio nos domínios das artes do espectáculo, música, artes visuais, cinema, audiovisual e multimédia, arquitectura, design, literatura e projectos transdisciplinares, obedecem, a uma nova metodologia".

Prazos para apresentação de propostas em 2008:

2 a 8 de Janeiro
1 a 7 de Abril
1 a 7 de Julho
1 a 7 de Outubro

Fonte: Instituto Camões

A história ideal

Nesta crônica, Rubem Braga descreve exatamente a força e a leveza da história ideal. Através dela é possível pensar no processo da escrita, sua função, missão e lugar no mundo.

____________________________________

Meu ideal seria escrever uma história tão engraçada que aquela moça que está doente naquela casa cinzenta quando lesse minha história no jornal risse, risse tanto que chegasse a chorar e dissesse -- "ai meu Deus, que história mais engraçada!". E então a contasse para a cozinheira e telefonasse para duas ou três amigas para contar a história; e todos a quem ela contasse rissem muito e ficassem alegremente espantados de vê-la tão alegre.

Que um casal que estivesse em casa mal-humorado, o marido bastante aborrecido com a mulher, a mulher bastante irritada com o marido, que esse casal também fosse atingido pela minha história.

(...)

E que ela aos poucos se espalhasse pelo mundo e fosse contada de mil maneiras, e fosse atribuída a um persa, na Nigéria, a um australiano, em Dublin, a um japonês, em Chicago -- mas que em todas as línguas ela guardasse a sua frescura, a sua pureza, o seu encanto surpreendente; e que no fundo de uma aldeia da China, um chinês muito pobre, muito sábio e muito velho dissesse: "Nunca ouvi uma história assim tão engraçada e tão boa em toda a minha vida; valeu a pena ter vivido até hoje para ouvi-la; essa história não pode ter sido inventada por nenhum homem, foi com certeza algum anjo tagarela que a contou aos ouvidos de um santo que dormia, e que ele pensou que já estivesse morto; sim, deve ser uma história do céu que se filtrou por acaso até nosso conhecimento; é divina".

E quando todos me perguntassem -- "mas de onde é que você tirou essa história?" -- eu responderia que ela não é minha, que eu a ouvi por acaso na rua, de um desconhecido que a contava a outro desconhecido, e que por sinal começara a contar assim: "Ontem ouvi um sujeito contar uma história...".E eu esconderia completamente a humilde verdade: que eu inventei toda a minha história em um só segundo, quando pensei na tristeza daquela moça que está doente, que sempre está doente e sempre está de luto e sozinha naquela pequena casa cinzenta de meu bairro.

A crônica extraída de "A traição das elegantes", Editora Sabiá - Rio de Janeiro, 1967, pág. 91.

E diz aí Tião!

Jack Soul Brasileiro
Do tempero, do batuque
Do truque, do picadeiro
E do pandeiro, e do repique
Do pique do funk rock
Do toque da platinela
Do samba na passarela
Dessa alma brasileira
Eu despencando da ladeira
Na zueira da banguela


Lenine

Mãe da saúde de STP

"Julieta do Espírito Santo sonhou ser bailarina mas os anos fizeram-na trocar os palcos por um espectáculo maior: a vida. Primeira médica nativa de São Tomé e Príncipe". O site do Instituto faz homenagem à mãe da saúde, que partiu.

Fonte: Instituto Marquês do Valle Flor

Desconstruindo Bozo

Um dia passei em frente a uma igreja em Niterói, precisamente em frente ao terminal, e avistei uma placa que dizia "não perca, hoje, depoimento do palhaço Bozo". Pena, não fosse um compromisso urgente, teria assistido. Veio a oportunidade. Na matéria Palhaço de Deus a Piauí o desvenda.